08
maio
11

Estenose aórtica

 

Estenose Aórtica

 

A estenose é uma das principais lesões valvulares do coração. Chamamos de estenose quando o orifício de uma válvula cardíaca apresenta um diâmetro menor do que o normal, dificultando a passagem do sangue.

O que é ?

A estenose da valva aórtica (ou simplesmente estenose aórtica) é uma patologia do coração definida como uma abertura incompleta da valva aórtica, gerando um gradiente pressórico sistólico entre o ventrículo esquerdo (VE) e a raiz da artéria aorta.

Causas

Dentre as causas da estenose aórtica, temos:

► A febre reumática, que consiste em uma complicação de uma infecção por uma bactéria específica, o estreptococo. É uma doença inflamatória que atinge as articulações.

► calcificações em válvulas bicúspides congênitas, ou depósitos de cálcio em válvulas de idosos e previamente normais. Esses acúmulos prejudicam o funcionamento correto da válvula.

A Válvula aórtica

A valva aórtica controla a direção do fluxo de sangue a partir do ventrículo esquerdo em direção à artéria aorta. Quando funcionando adequadamente, a valva aórtica não impede o fluxo de sangue entre estes dois espaços. Em algumas circunstâncias, a valva aórtica se torna mais estreita (estenótica) que o normal, impedindo ou diminuindo o fluxo de sangue.

A área total normal da válvula aórtica é de 3 a 4 cm². Quando a lesão apresenta uma área menor do que 0,8 a 1,0 cm² altera-se severamente a função cardíaca e o prognóstico sem correção é mau, com 50% de mortalidade em 3 anos.

 Tratamento

O tratamento pode ser cirúrgico, uma troca de válvula tem uma mortalidade de 2 a 5% e chega a ficar acima de 10% para pessoas com mais de 75 anos. Um tratamento alternativo é a valvuloplastia percutânea por balão, esse tratamento consiste na dilatação da válvula estenosada (estreitada ) usando um cateter que permite a visualização da válvula estenosada contendo um balão na sua ponta. O médico introduz o cateter através da válvula estenosa que é inflado no momento adequado para dilatar a válvula. Esse tratamento pode aliviar os sintomas; contudo as recidivas aparecem em pouco tempo, principalmente nos idosos com calcificações. Só tem indicações para pessoas mais jovens e para os quais existirem outras razões para não serem submetidas a uma troca de válvula.

Cateter de válvula aórtica
 

Descrição do Procedimento

 VALVULOPLASTIA PERCUTÂNEA POR BALÃO

 

· O paciente recebe um sedativo antes do procedimento para ajudá-lo a relaxar. Entretanto ele permanecerá acordado durante o procedimento.

· O local de introdução do cateter (virilha ou braço) é limpo com soluções anticépticas.

· É feito anestesia local após a qual é feita a introdução do cateter no vaso sanguíneo e dirigido até o coração.

· O médico acompanha a trajetória do cateter através de monitores na sala.

· A visualização da válvula é feita por meio de contraste injetado pelo cateter. Neste momento ocorre uma sensação de calor passageira. Uma vez no local o balão é insuflado. O balão pode ser insuflado algumas vezes até ser atingida a dilatação desejada.

O procedimento dura cerda de duas horas dependendo das condições da válvula do paciente. Em alguns casos quando o procedimento não é bem sucedido pode ser necessária a correção cirúrgica da válvula.

 

Curiosidade

A Estenose Aórtica ocorre predominantemente (80%) em homens.  


0 Responses to “Estenose aórtica”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: